sábado, 8 de janeiro de 2011

A AVERSÃO DE CAVACO A TUDO O QUE SEJA... ESTADO

Foi hoje em Almada que o pé lhe voltou a escorregar para a chinela…

Quando alguém que foi ministro das finanças mais de 2 anos, primeiro ministro 10 anos e Presidente da República mais 5, batendo-se actualmente para redobrar esse mandato, responde a um apelo de socorro de uma cidadã carenciada, com a displicência que o vídeo abaixo evidencia, preocupando-se em referir expressamente que o auxílio deveria ver de uma instituição que não fosse estatal, fica tudo dito acerca das motivações ideológicas que sempre (de)formaram o pensamento político de Cavaco Silva! 

E quem ainda pudesse ter dúvidas acerca da perfeita sintonia entre Cavaco e o projecto neoliberal do P"SD" de Passos Coelho (que passará pela destruição do SNS, da Escola e da Segurança Social públicas) deverá ter ficado elucidado de vez!

Não está em causa o serviço notável e altamente meritório que muitas I.P.S.S. (Instituições Privadas de Solidariedade Social) praticam um pouco por todo o país!

Está sim em causa – para além da referência expressa antes assinalada - que Cavaco se permita fingir que ignora que muito desse trabalho é conseguido graças aos contributos de vários subsídios Estatais (muitas vezes sustentados por protocolos entre as Instituições e departamentos do Governo Central e/ou das Autarquias).

Como a qualidade áudio do vídeo não é muito boa, transcreve-se as palavras de Cavaco para que ninguém fique com dúvidas de que foi mesmo aquilo que o candidato debitou!

«Vá a uma instituição de solidariedade que não seja do Estado (…) É o que eu estava a dizer. São essas instituições que, perante situações de pobreza e de privação, pessoas sem alimentação, estão neste momento a ajudar o nosso país. Instituições da Igreja, outras que são misericórdias, grupos de voluntariado, são esses que estão ainda a reduzir este nível de pobreza que alguns querem esconder, mas eu nunca esconderei. Erguerei sempre a minha voz.» (em Eleições Presidenciais 2011).



Quando a consciência social é pouca e a cultura política é praticamente inexistente, pretender-se encontrar num sujeito destes algum sentido de verdadeira solidariedade, seria pedir muito! E depois ainda alguns dizem que o carácter não conta…

13 comentários:

  1. Com mais de 15 anos em funções de poder e a Coisa Pública ainda cá anda e infelizmente, está cada vez maior. Parece-me que estás errado no que às motivações ideológicas e pensamento político de Cavaco diz respeito. Apesar de propagandearem o contrário, foram os governos socialistas que mais prejudicaram as instituições públicas através da gestão ruinosa, desinteresse e facilitismo.
    Cavaco tentou explicar à senhora para não se dirigir a instituições de solidariedade do Estado, pq estas não existem. Disse-lhe para se dirigir às IPSS e misericórdias, que estas sim, ajudam as pessoas. Esta foi a mensagem que, uma vez mais, interpretaste mal!

    ResponderEliminar
  2. São opiniões e... interpretações, caro Espuma!

    Detecto apenas uma contradição ligeira: quando dizes que «a Coisa Pública ainda cá anda e infelizmente, está cada vez maior» e depois referes que «instituições de solidariedade do Estado, pq estas não existem»...

    Devo ser outra vez a interpretar mal!

    LOL Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Sim, interpretas mal. E como eu sei isso, deveria ter explicado melhor.

    Falei em Coisa Pública no sentido de Administração Pública. Faltou apenas, a palavra administração.

    ResponderEliminar
  4. Eu percebi o que era a "coisa pública". Mas a contradição está lá na mesma.

    ResponderEliminar
  5. Se existisse alguma instituição de solidariedade administrada pelo Estado, haveria contradição. Mas como não existe...

    ResponderEliminar
  6. Oh Espuma! Cuidado com o que escreves!!!

    É que tens uma apetência para deixar (ainda mais) mal colocado o... Cavaco!

    A ser como dizes, e não existindo instituições de solidariedade administradas pelo Estado, mais aberrante e triste se torna a incompetência revelada por Cavaco ao dizer aquela cidadã para se "dirigir a uma instituição de solidadriedade QUE NÃO SEJA DO ESTADO"!!!

    É só furia neoliberal...

    LOLOLOLOL

    Cada cavadela deste Cavaco, cada minhoca!

    ResponderEliminar
  7. Dessa forma evita que a senhora se dirija ao Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, por exemplo.
    E se Cavaco tira minhocas do solo, cada vez que escava, é bom sinal! Quer dizer que o solo é rico e valioso. Se te juntares a Cavaco sabes que caminhas sob um solo muito bom!

    ResponderEliminar
  8. Que tu, Espuma, confundas uma Instituição de Solidariedade Social, com um... Ministério (seja ele qual for), não me admiro absolutamente nada!!! Ainda me lembro do pouco valor que atribuias há uns anos atrás ao movimento associativo!

    Que Cavaco possa ter o mesmo "respeito" que tu pelo associativismo e baralhar de forma idêntica os conceitos, talvez possa achar que é uma coerência ideológica do homem! Mas não deixa de ser preocupante poder voltar a ter um tipo assim como PR... para lá das escutas, dos favores privados, da protecção aos amigos (boys???) corruptos como D. Loureiro e Oliveira Costa, e tantas outras minhocas desenterradas desse chão "cavaquista". Que consideras fértil.

    ResponderEliminar
  9. Como deverias saber, não existem instituições de solidariedade social administradas pelo Estado. Recebem os apoios, que o governo em funções e que se diz muito socialista, lhes anda a retirar. Facto que inclusivé já foi alvo de crítica por parte do teu actual Presidente da Republica.
    E se achas que Cavaco anda a desenterrar minhocas podres, isso é de louvar!

    ResponderEliminar
  10. pronto, Espuma, chegaste à costumeira "roda livre"...

    Começas a ser demasiado previsível, não achas?

    ResponderEliminar
  11. Depende!
    Mas é quase sp melhor ser previsível. Imagina só caso M alegre vencesse as eleições. Ficaríamos todos a roer as unhas sem saber o que iria acontecer. Mas felizmente que é mais do que previsível que isso não acontecerá.

    ResponderEliminar
  12. Só ficava a roer as unhas, a direita mais trauliteira, caro Espuma!

    A das negociatas duvidosas entre os "amigos" do costume!

    A que prefere ter um Presidente que mande plantar notícias falsas em jornais amigos, simulando inventonas como a das "escutas do Governo a Belém" (já nem vontade de rir dá, tanta pobreza de espírito...).

    A que anseia por ter um PR a dar boleias ao seu partido.

    Enfim, esses bem poderão roer as unhas após dia 23... talvez!

    ResponderEliminar
  13. Mas como eu disse, é mais do que previsível que isso não aconteça (q qq dos outros candidatos vença). Felizmente!

    Por isso será a esquerda caceteira a roer as unhas, as negociatas entre amigos a serem desfeitas (Face oculta), o fim das depravações (Casa Pia), da censura (TVI, Publico), do despesismo (Fundações, secretários de Estado, automóveis, motoristas, etc, etc), e das cunhas (o tecido empresarial está cheio de amigos socialistas).

    Enfim, esses irão ficar sem unhas após dia 23… Concerteza!

    ResponderEliminar