sábado, 22 de janeiro de 2011

O CAMINHO PARA A 2ª VOLTA

A esquerda deve negar a abstenção e os votos nulos e brancos

Se tudo o que é jornal e televisão publica alegadas sondagens com os resultados mais díspares e estranhos, porque não deixar aqui não uma sondagem mas as possibilidades reais de haver uma 2ª volta? Pelo menos neste caso, dar-me-ei ao trabalho de tentar justificar a verosimilhança de cada uma das percentagens que apresentarei de seguida, coisa que nos casos das tais “sondagens”, nunca é feita!

José Manuel Coelho                                                       1%

Sinceramente, acredito que o candidato da Madeira, possa ter mais do que 1%. Mas joguei com prudência na previsão. O homem tornou-se conhecido a nível Nacional e poderá conquistar à abstenção, alguns votos de protesto.

Defensor Moura                                                              4%

Foi outra das revelações da campanha, tendo-se igualmente dado a conhecer a nível Nacional. Revelou-se frontal, e sem medo do confronto político “olhos nos olhos”!
Poderá ser importante para levar às urnas alguns eleitores socialistas que se recusam a votar Alegre na 1ª volta!

Fernando Nobre                                                             7%

Também neste caso sou prudente na percentagem. Nobre conseguiu ser o candidato que mais abusou da demagogia e do populismo (mais até do que Cavaco!). Mas sabe-se que a técnica colhe sempre em algumas franjas de eleitorado.

Francisco Lopes                                                             9%

Os objectivos do PCP terão sido atingidos em pleno pelo seu candidato.
Foi, em minha opinião a 3ª revelação desta campanha. E já ninguém poderá dizer que não o conhece.
Terá um papel muito importante em “conduzir” o eleitorado comunista às urnas, na 1ª volta!

Manuel Alegre                                                             31%

As sondagens beneficiam sempre o 1º nas reeleições presidenciais em detrimento do 2º.
Mesmo não se tratando de uma reeleição, há 5 anos, Alegre aparecia a poucos dias da votação com 13% e teve quase 21%, ficando a menos de 30.000 votos de forçar a 2ª volta.

Ora se aparece hoje com 22%, facilmente poderíamos pensar que chegaria a 35%. Fico-me pelos 31%.

Conclusão

A 2ª volta parece ser possível. Na hipótese que apresento, Cavaco ficaria com 48% e provavelmente daqui a 3 semanas, estaria liberto para se refugiar junto de algum dos seus amigos "honestíssimos" e sublimar as frustrações em alguns negócios duvidosos mas altamente lucrativos! Foi o que agora se sabe ter feito quando perdeu frente a Sampaio!

Mas só será possível haver 2ª volta se o eleitorado que não quer Cavaco Silva, não cair na esparrela da abstenção ou do voto nulo ou branco! Há que votar expressamente num dos outros candidatos!

19 comentários:

  1. Vamos acreditar que é possivel a 2ª volta, seria algo de extraordinário na politica portuguesa e uma forma de combater os instalados e aquele que se considera vitorioso antes do voto popular.
    Força Alegre!

    Cump.

    ResponderEliminar
  2. Caro A.J.Faria

    Seria histórico e, acima de tudo, merecido para o candidato incumbente3 que durante 5 anos deu inúmeras provas de não ter qualquer "jeito" para o cargo.

    Só de uma forma será possível: que à esquerda, ninguém fique em casa!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. É caso para dizer que estás redondamente enganado! Em tudo!

    ResponderEliminar
  4. "Em tudo", Espuma!?

    Quem nunca se engana e raramente tem dúvidas (para lá de ser vingativo e adorar fazer negócios que "não percebe bem" com gente suspeita) não sou eu...
    E todos sabemos de quem estou a falar, não é?

    By the way: parabéns para ti.

    ResponderEliminar
  5. Sim. A tua sondagem foi catastrófica.
    Estamos todos de parabéns! Isto é uma democracia, não te esqueças.
    Mas se te referias à minha sondagem em que dei 80% para Cavaco, agradeço! Apesar de ter falhado em termos percentuais, acertei na vitória à logo primeira. Mas tb era fácil. Estava à vista de todos que os outros candidatos eram umas anedotas e MAlegre ficou entalado logo no início. Resta saber se o BE anda cá a ver navios ou quis mesmo entalar o candidato apoiado pelo governo. Resta saber tb qual o objectivo obscuro do governo em aceitar esta posição, sabendo à partida que nunca resultaria.

    ResponderEliminar
  6. Tens de ler melhor, Espuma: não era uma sondagem mas uma possibilidade de se chegar à 2ª volta! E como eu disse, só possível se a esquerda não se abstivesse nem votasse branco e nulo. Nada disto aconteceu e não houve 2ª volta! Ler à pressa tem destas coisas não é Espuma?

    Quem não é Cavaquista não pode estar de parabéns! Foi o próprio que no discurso de vitória dividiu o país entre quem votou nele (os "bons") e os outros (os "maus")... aliás durante 5 anos mostrou amiúde que essa coisa de "Presidente de todos os Portugueses" com ele, é apenas slogan de campanha...

    ResponderEliminar
  7. Eu sei que não andaste a fazer inquéritos, nem tens meios técnicos ou financeiros para realizar uma sondagem destas.
    Isto é algo que nem é preciso ler para saber.
    Mas se és tão perfeccionista com as palavras, deverias sê-lo tb com as análises, previsões, possibilidades e conclusões que tiras, por coerência.
    Concluis, de forma errada, que seria possível a 2ª volta caso a esquerda não se abstivesse nem votasse em branco, como se o exclusivo da abstenção e dos brancos pertencesse à esquerda.
    Mais uma vez estás errado, porque a esquerda está lá toda nos vários candidatos. Se me dissesses que a esquerda não se uniu e por isso perdeu a possibilidade de uma 2ª volta, talvez já concordasse. Mas ainda bem que a esquerda não se entende. Mal de nós!
    Estamos todos de parabéns porque as eleições decorreram serenamente, foi eleito democraticamente um presidente e todos aceitaram a decisão soberana do povo.
    Como democrata que dizes que és, estás de parabéns por aceitares este facto.
    Mas apesar disso, continuas com uma grande dificuldade em perceber o que dizem aqueles que intitulas de direita.
    O que Cavaco disse é que as campanhas feitas pela negativa, apenas com a intenção de denegrir a imagem do outro, não colheram frutos. É unânime que esta campanha foi fraquíssima, não existiu debate de ideias, não se aprendeu nada. Todos a disseram mal do Cavaco e pronto! Acham que é assim que se vencem eleições, tal é a qualidade dos políticos que temos!

    ResponderEliminar
  8. Quem diz que o exclusivo dos votos brancos e nulos pertenceria à esquerda!? Eu não, por certo!

    Tu é que não tens problemas em afirmar que a esquerda votou nem peso!!! ( "a esquerda está lá toda nos vários candidatos") Eh eh! Ai a coerência da análise...

    Quanto ao resto, se te respondesse na íntegra faria aquilo que ainda não tive tempo: colocar aqui a minha análise aos resultados eleitorais.

    Se tiveres paciência, poderas criticá-lo in su tempo...

    Abraços.

    PS: tenho muitas dificuldades de facto. Mas podes ter a certeza que perceber o que diz a direita não é uma delas pois o raciocínio político da nossa direita é tão básico e linear, que quando não o entender começarei a preocupar-me deveras!

    ResponderEliminar
  9. Olá Xad, também fico a aguardar a tua análise. Estou curiosa. Conheço muitos de direita que não se identificam ou deixaram de se identificar com ele, por isso não votaram, ou então branco ou nulo. Por esse facto, o "cara de pau" desceu tanto a sua votação. Ganhou sim e temos que aceitar esse facto pois a democracia é assim mesmo, nem que fosse apenas por um voto. Mas uma pessoa consciente e responsável não se deve sentir bem a saber que 75% dos portugueses não se identificam com este PR. Não me parece que seja o caso!!! Por isso continua serenamente a tramar-nos.

    Bjs, Coral

    ResponderEliminar
  10. Pois é, Coral. Também eu conheço muito eleitor de direita que não se identifica com Cavaco nem vê no homem a "virgem ofendida" que se quer pintar desde há muito!

    Claro que a honestidade, a seriedade, a vergonha na cara, o decoro, o respeito por quem pensa diferente, o saber encaixar críticas, nada disso sãovalores exclusivos da esquerda. E na direita há quem siga este tipo de valores! Por esse motivo falo aqui tantas vezes em "direita trauliteira"... na qual se incluem os seguidistas que pretendem ignorar a realidade do verdadeiro Cavaco que e o oposto de tudo aquilo: é otipo que acoita Dias Loureiro dando-lhe imunidadce no Cons. Estado e proclama publicamente a honestidade do mesmo (sem a necessidade de nascer uas vezes, note-se), é o tip+o que faz os negócios com Oliveira Costa ignorando que taxas de rentabilidade daquela grandeza, nem na D. Branca, que permuta uma casa por um terreno (por intermédio de oiutro cavaquista do grupo BPN) sem se recordar onde fez a escritura (que entretanto desapareceu...) e que se recusa a esclarecer a história quando tudo vem publicado com documentos asinados por ele mesmo, é o tipo que nestes casos obscuros se comportou sempre da mesma forma que nos casos escuros que alimentou durante 5 anos (escutas a Belém é omais emblemático, mas houve outros...): calado atépoder e quando fala, nada diz a não ser vitimizar-se, é o tipo que na noite de vitória em vez do discurso de homem de Estado, unificador dos Portugueses e apaziguador, profere o discurso do homem pequenino, do ódio e do rancor por quem nele não votou (a maioria do país)... Enfim é Cavaco ele mesmo como sempre o conheceu quem anda de olho aberto...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Disseste que a 2ª volta “só possível se a esquerda não se abstivesse nem votasse branco e nulo”.
    E sim, não tenho problemas em dizer que a esquerda votou em peso. Vota sempre assim! É do conhecimento geral

    PS: Exacto! É realmente claro o que as pessoas que chamas de direita dizem e isso é de louvar! Mas se os entendes, é porque a tua análise sai deturpada!

    ResponderEliminar
  12. Tens o direito às tuas "certezas" até porque como dizes são... "do conhecimento geral"!!! Glup!

    Estranho é quando criticas os que pensam diferente de ti, mesmo que apresentem as suas ideias sem tentarem essa fundamentação absolutista e pseudo-universal!

    Como percebo que gostes tanto de Cavaco... notam-se os tiques miméticos.

    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Obrigado por tentares informar-me dos meus direitos, mas o da opinião já o conhecia.
    Se achas que o que disse atrás não é do conhecimento geral, então nunca irás acertar nas tuas pseudo-sondagens.
    Estranho é a tua dificuldade em aceitar o resultado de umas eleições e dizeres que és muito democrata. Tricas e baldrocas há para todos os gostos, todos os políticos e outras individualidades. E isto é absolutamente verdade e universal.

    ResponderEliminar
  14. Oh Espuma já estamos "no ponto" habitual...

    Sempre te digo que podes conhecer o direito "à tua opinião". J´´a quanto às dos outros, quando contrárias à tua...

    Não sei onde vês a minha alegada "dificuldade em aceitar o resultado de umas eleições"!!!

    ResponderEliminar
  15. Cada com a sua! Da parte que me toca, não vejo onde está o busílis.
    Como disse atrás, historias existem pra todos e pra todos os gostos. A tua dificuldade reside no facto de andares de “olho aberto” pra uns e de olho fechado pra outros. As tuas “críticas” vão apenas num sentido!

    ResponderEliminar
  16. Caro Espuma

    não vou continuar a responder quando te limitas a repetir o que jádisseste antes... até porque não consigo ver o "duplo sentido" das tuas “críticas”...

    Eh eh!!! Defeito daminha visão deturpada, claro!

    ResponderEliminar
  17. Claro! Não podes responder porque não entendes o que digo! Como isso acontece com regularidade, dizes que repito o que já disse antes. É natural que isso aconteça e curioso, porque isso apenas ocorre em relação ao que dizem as pessoas que tu mecanizaste chamar de direita!
    Mas, por falar em repetitivo, as tuas críticas e análises visam sempre as mesmas pessoas, o mesmo espectro político e sempre a denegrir.
    Foi por causa disto que Cavaco ganhou à 1ª volta. Com opositores assim é fácil jogar xadrez.

    ResponderEliminar
  18. Então para quando um novo post?
    O que lá, vai lá vai ...

    Bjs, Coral

    ResponderEliminar
  19. Pois é, Coral

    por vezes, por muito não depende apenas da nosa vontade, dar continuidade às coisas com a regularidade que se gostaria.

    Neste momento, estou numa dessas situações. E garanto-te que nada tem que ver com o que "lá vai, lá vai" (ou com o que lá foi, neste caso...)

    Bjs.

    ResponderEliminar