sábado, 8 de janeiro de 2011

BPN, TAMBÉM É BRANQUEADOR?

A quem está a servir o caso das acções do BPN/SLN??

1. NEM MAIS UMA PALAVRA!

Cavaco Silva ainda ontem à noite, antes de entrar para a habitual tenda da carne assada eleitoral, ia pronunciando em direcção às câmaras televisivas:


“NÃO DI-REI NEM MA-IS U-MA PA-LA-VRA SO-BRE E-SSE A-SSUN-TO!”.


Isto com aquele sorriso que de tão forçado, nem chega a ser amarelo… limitando-se a tornar claro o nervosismo que se apodera do candidato, quando lhe falam em acções, BPN ou Oliveira Costa… E tudo agravado pela óbvia sublimação da raiva sentida, que consiste numa tentativa de soletrar (ou “silabar”) sincopadamente a frase, que se acaba por confundir no gaguejar característico da personagem, quando pressionado ou apenas questionado, por algo que considere incómodo!

 

Pois bem, menos de 24 horas depois, Cavaco rompia a “promessa” de nada mais dizer sobre o assunto…:

«Cavaco Silva garantiu, no fórum TSF, que perdeu mais do dobro nas aplicações de poupanças nos bancos do que ganhou com a venda das acções da SLN, o grupo que detinha o BPN.» (em Diário de Notícias, hoje).

Aqui, poderá ouvir o pronunciamento de Cavaco. 
O que de tudo isto continua a resultar estranho, é não se perceber porque negou Cavaco toda e qualquer relação com o BPN, num primeiro momento, precisamente até o Expresso ter publicado os documentos que ontem a SIC e hoje o… SOL (e Felícia Cabrita, claro!!!) repescaram! Porque razão, mesmo agora em plena campanha, o assunto provocou em Cavaco tanta urticária? A ser tudo tão simples e transparente, Cavaco não devia ter morto a questão desde a 1ª hora, com clareza e sem tibiezas!?

Sucede que não tendo cometido nenhuma ilegalidade (nem ninguém o acusou disso até ao momento), Cavaco continua a ver a compra e venda de acções de que ele e membros da sua família beneficiaram, bem como o seu envolvimento pessoal com o universo SLN/BPN, envoltos em várias dúvidas que não estão esclarecidas:

  • - Como foi possível o experimentado especialista em economia e Finanças, Cavaco Silva, não achar estranho que as acções de um Banco se tivessem valorizado (apesar de não cotadas em Bolsa…) 140% num espaço de 19 meses (entre Abril de 2001 e Novembro de 2003)!?
  • - Como se explica que Cavaco Silva ignorasse todos os rumores que circulavam à época, em jornais e revistas da especialidade, que davam a prática empresarial do BPN como muito duvidosa e geradora de grande suspeição!? Bem se sabe que Cavaco dispensava pouco tempo à leitura de jornais… mas lá volta o conceito de “experiente economista” a sair abalado!!!
  • - Em nenhum momento Cavaco percebeu que um lucro tão fabuloso, constituiria um esbulho sobre os accionistas da SLN e do BPN!? Nunca temeu poder vir a ser beneficiário do crime de abuso de confiança e de transacções ilícitas de acções (apenas dois dos muitos de que Oliveira Costa é acusado…)?
  • - Em nenhum momento a experiência de Cavaco lhe fez soar alguma campainha de alerta, relativamente ao facto de estar a comprar e vender acções de uma empresa não cotada em Bolsa, sendo os preços de compra e de venda fixados arbitrariamente pelo Presidente da mesma empresa, Oliveira e Costa!?

2. A CABRITA ENTROU NA CAMPANHA!

O que mudou de ontem à noite para hoje, que tenha levado o sempre “rigoroso” Cavaco Silva a parecer-se com a errática… Manuela Ferreira Leite, que desdizia à tarde o que dissera de manhã, para depois se autocorrigir à noite… !? Nada de muito substancial! Apenas um artigo que o SOL, trouxe à primeira página, onde se afirma que 

O artigo chama-se «Cavaco afinal vendeu barato» (na íntegra no SOL).

Claro que sendo Felícia Cabrita a “mensageira” da notícia, a credibilidade da mesma sai algo diminuída… basta lembrar a actuação da senhora nos casos Casa Pia e na tentativa de golpe de Estado que o SOL tentou liderar a partir da divulgação de escutas ilegais violando todas as proibições de vários Tribunais…

No entanto, destaco três factos que importaria esclarecer:

  • a. Ontem à noite, antes de sair o SOL, Marques Mendes revelava conhecer todos os factos, defendendo na TVI que «Cavaco vendeu acções da SLN abaixo do preço de outros accionistas» (em Público)… Ou seja: terá Cabrita “investigado” e passado a informação a um dos amigos da candidatura de Cavaco, ou foram os spin doctor’s da candidatura que funcionaram aqui com Felícia Cabrita, como quem lhe passava os temas em segredo de justiça no caso Freeport? Desconfio que nunca o saberemos mas seja numa ou noutra das versões (e não vejo 3ª versão plausível) nem a Cabrita, nem o spin Marques Mendes, ficam bem na fotografia!
  • b. Conviria já agora que o dueto Cabrita/Marques Mendes, se tivessem preocupado em dizer ao país a que preço tinham comprado as acções aqueles que agora revelam terem-nas vendido mais caras do que Cavaco Silva! E quanto tempo as detiveram… E isto leva-nos ao 3º ponto:
  • c. No próprio texto de Cabrita, há o que parece ser uma desatenção da autora, que dá razão de ser ao ponto anterior: «Cavaco e a filha tinham comprado as acções em Abril de 2001, directamente a Oliveira Costa, pelo mesmo preço a que só este enquanto presidente da SLN podia adquirir: um euro.» (idem)

Esta frase indicia que o favor pode ter começado logo no momento da venda e não apenas no estabelecimento do preço da recompra das acções!

3. AS AFLIÇÕES DE CAVACO SILVA E A SUA FALTA DE JEITO

Entretanto há coisas que nunca mudam! A pouca habilidade de Cavaco Silva para se movimentar no mundo mediático não é de hoje: um dia, Cavaco – então primeiro ministro – e usou a expressão “vender gato por lebre”; no dia seguinte, a Bolsa de Lisboa – que vivia então período de altas sucessivas – “crashou”! Pois agora sucedeu algo semelhante: Cavaco disparou sobre a actual Administração do BPN, para tentar fugir às respostas que lhe pediam sobre a compra e venda de acções; sabe-se agora que «O BPN perdeu cerca de 200 milhões de euros em depósitos nos últimos quinze dias» (em Diário de Notícias)… De um tipo tão “experiente e conhecedor” de como funcionam as expectativas económicas, o país bem dispensava estas “ajudas” de Cavaco!



Por outro lado, percebe-se cada vez melhor as razões do nervosismo crescente de Cavaco: começa a ver que o passeio que julgava ter pela frente rumo à reeleição, começa a ser mais árduo do que julgava. E ele que já andava a fazer charme para cima do eleitorado de esquerda, parece ter inflectido a estratégia e já evidencia preocupações em fixar os eleitores da direita mais radical:

«O Presidente da República, Cavaco Silva, vetou hoje o diploma que visa simplificar o procedimento de mudança de sexo e de nome próprio no registo civil.» (em Jornal i).

Sintomático!!!

4. CAVACO VAI CONTINUAR A VER BRANQUEADO O SEU 1º MANDATO!?

Dito tudo o que disse até aqui, termino com uma inquietação: é que me parece que este tema das acções do BPN, não deve servir para que Cavaco Silva não se veja confrontado com o seu muito mau 1º mandato! O beneficio do infractor parece-me que começa a ser gritante, pois já só se fala neste tema! Convinha que Cavaco tivesse que responder perante o eleitorado e justificar a sua actuação, nomeadamente quanto a:



- Cooperação estratégica, a qual só existiu enquanto o Governo estava em alta nas sondagens, esfumando-se logo que essa vantagem se desvaneceu. Isto sucedeu em resultado do eclodir da crise internacional de 2008, precisamente quando o país precisaria mais da tal “ajuda2 que Cavaco prometera na campanha de 2005…

- O seu comportamento na inventona das escutas a Belém e o seu silêncio até que o Diário de Notícias revelasse a marosca urdida pelo seu assessor Fernando Lima!

- A promoção que mereceu Fernando Lima na estrutura da Casa Civil do PR.

- As boleias constantes que deu ao seu partido, quando Manuela Ferreira Leite era líder e Cavaco acreditava que poderia acumular após as eleições, os cargos de PR e de PM!

- As sucessivas declarações de apoio e de crença na honestidade de Dias Loureiro, contribuindo para a sua manutenção como Conselheiro de Estado!

- A submissão vergonhosa em duas cerimónias oficiais quando um proto-ditador da República Checa resolveu imiscuir-se na política interna Portuguesa, fazendo-o em tom jocoso e ofensivo, sem que Cavaco tenha sabido estar à altura e responder em defesa da honra do país, então posta em cheque por um correligionário da sua área ideológica…

E a lista poderia continuar, mas desse Cavaco resposta a estas questões e por certo, teria já a eleição perdida… Talvez pudesse também dizer o que pensa fazer, caso reeleito, num 2º mandato em que se sentirá “à solta”, sem uma reeleição pela frente e com a possibilidade de derrubar o Governo logo que ache possível uma vitória eleitoral laranja…

Por tudo isto, os outros candidatos deviam talvez entremear o BPN com os restantes temas. Ou será que não?

5 comentários:

  1. As acções da Google subiram 500% em 12 meses. As da Apple, o BES, a Jerónimo Martins, a PT e por aí fora tb conheceram variações significativas no espaço de 12 meses e até menos.
    Por outro lado o ex-governador do BdP sempre disse que desconhecia qq irregularidade qto ao BPN.
    M Alegre tb anda aflito com um cheque do BPP, ninguém percebe se recebeu, se depositou, se o perdeu... Como candidato mais próximo de vencer as presidenciais, não se devia engasgar com um assunto tão pequenino. Ou será que devia?

    ResponderEliminar
  2. Estás enganado, Espuma! Vitor Constâncio sempre recusou a "luz verde" para que as acções do BPN fossem cotadas em Bolsa, precisamente porque já na altura existiam enormes dúvidas quanto aos produtos oferecidos pelo Bancoe aos juros altissimos pagos. Só o "experiente" Cavaco nãodesconfiou de nada... Ah, pois! Ele diz que não liga nada aos investimentos e que deixa tudo ao critério dos bancos!!! É o contrário de todos nós que não nadamos em dinheiro, o qual nos custa a ganhar!

    Não vi o engasgo de Alegre, antes v-o (ao contrário de Cavaco) a dar de imediato as explicações sobre o assunto, sem se refugiar no nº de vezes em que os outros teriam de nascer para serem tão honestos como ele...

    ResponderEliminar
  3. Constâncio não deu nem luz verde nem luz nenhuma. Andou às escuras o tempo todo! Por isso é que o caso chegou onde chegou!
    Não vês o engasgo de Alegre, nem as suas contradições, pq pensas que essa é já a forma de ele comunicar...

    ResponderEliminar
  4. Pronto Espuma

    parece-me que aqui também chegamos ao teu habitual ponto de nãoretorno, quando se te acabam os argumentos válidos e enveredas pela desconversa pura... como sabes nessas alturas ficas sem interlocutor

    ResponderEliminar
  5. Claro, claro!
    Mas que Constâncio fez borrada e que Alegre tem telhados de vidro, lá isso é verdade!

    ResponderEliminar