quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NEGÓCIOS PRIVADOS, PÚBLICOS… DINHEIROS

E eis o Bloco do Centro Democrático, Comunista e Social…



A propósito de um lucrativo negócio que tem florescido durante 30 décadas, às custas dos contribuintes nacionais, Daniel Oliveira publicou no Expresso online, um interessante artigo que consegue de forma simples tocar nas várias “feridas” da temática em causa:



  • Desde logo, no essencial que é discutir-se da legitimidade ética e moral de negócios privados (legítimos, sem dúvida), servirem-se da muleta dos dinheiros públicos para subsistirem.

  • Daqui, facilmente se passa ao degrau seguinte da “discussão”, o qual consiste no papel das escolas pública e privada, numa sociedade que pretenda garantir a igualdade de oportunidades a todos os seus cidadãos. Questão ideológica? Claro que sim. E muito mais “fracturante” do que muitas outras que assim costumam ser catalogadas.

  • A posição que Cavaco Silva, actual PR e candidato a 2º mandato tornou (via Facebook, que moderno que o homem está!!!) exige explicação adicional que ainda não vi qualquer jornalista questionar…


  • Por fim, a Daniel Oliveira, não passou despercebido o que parece ser o nascimento de uma nova agremiação política… poder-se-ia chamar à coisa, Bloco do Centro Democrático, Comunista e Social! E Portas depois de se ter visto ultrapassado pela direita por um Passos Coelho, flamejante em todo o seu neoliberalismo, vê agora Jerónimo e Louçã a mandarem às malvas os belos princípios da defesa da escola pública que tanto gostam de apregoar quando os julgam tacticamente úteis! 
 


Sem dispensar a leitura integral, fica um resumo deste: «Se o Estado garante não paga ao privado»:

«O governo não quer financiar automaticamente os colégios. Faz bem. Onde o Estado oferece gratuitamente não se gasta dinheiro com privados. Cavaco opõe-se. Compreende-se. Que Bloco e PCP se juntem ao CDS nesta guerra é que espanta.» (por Daniel Oliveira, em Expresso).




.

7 comentários:

  1. Tanta conversa fiada.
    No final o Presidente promulgou o diploma e a ministra de educação ficou feliz e contente!

    ResponderEliminar
  2. Adivinho na tua amargura, caro Espuma, uma crítica velada à falta de ousadia de Cavaco?...

    Tentarei ajudar-te a entender o cinismo do homem: ele acredita que os votos da malta da direita, estão garantidos e por isso anda com estes episódios a tentar namorar algum eleitorado do centro-esquerda que possa ser mais ingénuo. Quando projectos pessoais de poder estão acima das convicções e dos valores, acontece isto!
    Percebo que para os eleitores de direita que sejam honestos e defendam princípios, seja complicado engolir este gelatinoso indivíduo. está nas vossas mãos dia 23 de Janeiro.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Nada disso! O Presidente promulgou o diploma após as devidas alterações. Não referi isto, porque é do domínio público.
    Ele não precisa de namorar eleitorado nenhum. É o eleitorado q está a ser empurrado em direcção a Cavaco. Tal é a indefinição e confusão!

    ResponderEliminar
  4. Espantas-me com tanta sinceridade, Espuma! Concordo contigo:
    "É o eleitorado q está a ser empurrado em direcção a Cavaco"

    Chamo a isto "colo" da comunicação social...

    Não esperava tamanha sinceridade da tua parte!

    ResponderEliminar
  5. Não leste o resto da frase, "tal é a confusão, indefinição" de ideias dos outros candidatos!

    ResponderEliminar
  6. A indefinição e confusão que alguns tentam armar, para ver se disfarçam o "colo" que a comunicação social dá a Cavaco!?

    Continuo a concordar contigo, Espuma!

    ResponderEliminar
  7. Coitadinhos dos outros candidatos. São tão mal tratados! LOL

    ResponderEliminar