terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CAVACO, O “VINGATIVO” SURPREENDIDO…

…E Fernando Lima já vai a caminho de Washington!




«Cavaco Silva destacado pelo "seu esforços em ser um mandatário bipartidário" mas a quem a embaixada [dos EUA em Lisboa] atribui "sérias vinganças políticas pelo simples facto de não ter sido convidado à Sala Oval na Casa Branca".» (em Diário Económico, a propósito de 5 telegramas divulgados pelo Wikileaks e pelo El País, onde a diplomacia americana se pronuncia sobre os líderes políticos portugueses).
Clique sobre a imagem, para ver a completa surpresa 
de Cavaco Silva
Cavaco reagiu de imediato a estes textos e segundo o Correio da Manhã, terá dito que «"Há uma coisa que me surpreende: como é que um país como os Estados  Unidos tem um sistema de segurança que afinal é tão frágil, que permite  que os telegramas confidenciais, secretos, reservados, enviados pelos embaixadores que têm em todas as partes do mundo se tornem acessíveis desta forma, para  mim essa é a grande surpresa", afirmou Cavaco Silva, a propósito da divulgação  de correspondência da diplomacia norte-americana.»


Ao que parece, Cavaco terá já telefonado para Obama, oferecendo-se para auxiliar os EUA a minorarem as suas fragilidades neste campo. E segundo fontes de Belém, o xadrezismo sabe que Cavaco foi muito assertivo no diálogo com o presidente americano:

«Barack, meu! Estive para te mandar um e-mail, mas achei melhor telefonar-te, porque os vossos computadores são tão frágeis… Bom, podes contar comigo para debelares essas fragilidades que o teu país evidencia em controlar estas fugas de informação! Essa coisa do “Ui que Licas”, confesso que não sei bem como funciona, mas tenho cá um especialista em escutas e relacionamento com os jornalistas, que te poderia ser muito útil. Chama-se… Fernando Lima e está a o teu dispor, logo que pretendas! Eu por cá também tinha umas dúvidas quanto à confidencialidade do meu correio electrónico, mas como vês não há “Ui que Licas” nenhum que o divulgue! Um abraço e manda sempre! A propósito, não podiam arranjar uma coisa com um nome menos… ah… abichanado do que “Ui que Licas”? Até parece que isso saiu de um brainstoirming bloquista… Safa!!!»



Consta ainda que, após ter conhecimento do teor do referido mail que dá de Cavaco a imagem de um vingativo temível, ninguém consegue convencer o presidente de que as medidas de segurança de que Obama se rodeou na sua recente deslocação à cimeira da NATO em Lisboa, se deveram exclusivamente a prevenir algum acto terrorista por si praticado. Garantem-me que Cavaco foi ouvido a dialogar com a Dona Maria – enquanto deglutia duas belas fatias bolo rei, à hora do chá – mais ou menos nestes termos:

«Prontos, Maria! Bem sei que às vezes tenho um feitio marafado, mas que diabo, achas que era caso para o tipo trazer dois aviões!? Eh pá, será que não lhe explicaram que o meu ar bronzeado não me transforma num membro da Al-Qaeda e que a minha “mouraria” não vai além da Algarvia Boliqueime!?»



Sem comentários:

Enviar um comentário